Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

PROJETO CULTIVO HORTA MANDALA

HORTAS CIRCULARES

Missão
 “Transformar a agricultura familiar em um negócio, economicamente rentável, socialmente responsável e ambientalmente sustentável”.

As Hortas de formato circular ainda não são muito comuns, embora a idéia de fazê-las assim tenha mais de 30
 anos. Ganhou atenção na década de 1970, com o movimento de permacultura, criado pelo ambientalista Bill Mollison, na Austrália.


Ele preconizava outra forma de dispor as espécies vegetais, mais de acordo com o ecossistema.
Com a crescente preocupação envolvendo a natureza, esse conceito adquire fôlego novo e se espalha entre os agrônomos.

 "Esse tipo de horta economiza água, trabalha com a diversidade de plantas, aproveita melhor o espaço, usa apenas fertilizantes orgânicos e poupa o solo. Além disso, horta pode ser um meio de complementação da renda familiar", explica o agrônomo paulista Marcelo Martins.

O QUE SIGNIFICA?
O termo mandala vem do sânscrito e significa "sagrado" ou "círculo mágico". Trata-se de um jardim de círculos concêntricos que respeitam a agricultura ecológica. "Um dos seus princípios é: copie o desenho da natureza. Como nela tudo é arredondado, os canteiros retos foram reformulados"

O sistema é composto por estruturas circulares de produção de alimentos formada por anéis concêntricos que tem no centro um espelho de água de onde parte o sistema de irrigação.

Galinhas, patos, peixes dentre outras espécies de pequenos animais e uma diversidade de plantas dispostas estrategicamente convivem em uma área comum, formando assim um sistema interativo e autosustentável onde as necessidades de um elemento são supridas pela produção do outro.

Hastes de cotonetes de ouvidos dão forma á microaspersores e gotejadores adaptados pela criatividade, bem como garrafas plásticas PET são transformadas em instrumentos de irrigação, o que contribui também para o aproveitamento desses matérias, que tanto poluem o meio ambiente, principalmente no entorno das grandes cidades. O tamanho da Mandalla varia de acordo com os locais. Caso exista disponibilidade de espaço, pode ser feita a Mandalla que ocupa uma área de até 1/4 de hectare, podendo ainda, em um trabalho menor, ser implantada até nos quintais das casas das pessoas não apenas no campo, mas também nas áreas urbanas.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário